Serviço social e sua história
SERVIÇO SOCIAL
LUIS FERNANDO BERNARDES GABRIEL
sERVIÇO SOCIAL E SUA HISTÓRIA
UBERLÂNDIA
2009
LUIS FERNANDO BERNARDES GABRIEL
sERVIÇO SOCIAL E SUA HISTÓRIA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviso Social ade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos Históricos e metodológicos do Serviço Social l
Rosane Ap. Belieiro Malvezzi.
UBERLÂNDIA
2009
Ao longo da história da profissão Serviço Social, a Igreja exerce importante papel para o exercício da caridade, solidariedade, organização de ajuda, preocupação com a moral e bons costumes e com a estruturação das famílias.
Isto se percebe inclusive nos dias de hoje, mesmo com a existência de Políticas Públicas, como a Política de Assistência Social, que visa à inclusão social do cidadão nas demais políticas sociais.
Assim na busca pelo conhecimento do processo histórico de como se deu esta mudança da ajuda, da caridade para a profissão Serviço Social depara com as transformações societárias, impulsionadas pelo surgimento do capitalismo e aceleradas com o neoliberalismo, a globalização, o pós - modernismo.
E existe forte relação entre o Serviço Social e a Igreja Católica e o Neotomismo, pois o Serviço Social surge com inspiração na Igreja católica e Neotomista inspirada na visão da dignidade da pessoa humana e de mundo até hoje. Sendo que o surgimento das Escolas de Serviço Social no Brasil esteve ligado à Igreja Católica, uma vez que o agravamento das questões sociais, a ameaça do liberalismo e comunismo levou a intervenção da igreja no social para suavizar a miséria.
Em 1931, quarenta anos após Encíclica Rerun Novarum, surge a Encíclica Quadragésimo Anno, que pregava a reforma social, restauração dos costumes, vida mais digna para o proletariado, sendo que em 1937 com o papa Pio XI surge a Encíclica Divini Redenptoris que propõe erradicar o egoísmo da economia liberal, restaurando a moral.
Assim, de dentro da igreja, surge o movimento dos