Historia do serviços social
Thaiara Veppo 15/06/2014
RESUMO
Este trabalho abordará as circunstâncias históricas vinculadas às origens do Serviço Social, sendo que os pioneiros estavam ligados, em geral, às instituições assistenciais e a grupos cristãos (influência da Igreja católica), partidários da reforma social. Avalia, também, a institucionalização do Serviço Social no Brasil, como profissão, o seu processo de reconhecimento e a sua estruturação metodológica e teórica para o exercício das suas atividades.
Palavra-chave: História do Serviço Social. Capitalismo. Profissionalização
1 INTRODUÇÃO
O Serviço social por séculos vem buscando a sua particularidade no campo de atuação. Em seu principio foi muito utilizado pela burguesia no século XIX, nessa época era utilizado sem concepção, visava interesses pessoais e domínio do proletariado. O presente trabalho tem como objetivo contar a história do Serviço Social enquanto profissão, sua estrutura metodológica e teórica em nosso país, já que em seus primórdios era utilizada como simples ajuda ao pobre e carente, pelos mais ricos. No Brasil não será diferente, já que as escolas de Serviço Social basearam-se nos ideais europeus de assistencialismo e apoiados pela igreja Católica.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde a segunda metade do século XIX , já se iniciava a racionalização da assistência. Na Inglaterra, a partir de 1869 e nos Estados Unidos, a partir de 1870, foram sendo criadas as Sociedades de Organização da Caridade, que coordenavam inúmeras instituições sociais, faziam campanhas de fundos e introduziam a racionalização em todas as iniciativas de controle e assistência à pobreza.
Com o surgimento do sistema capitalista e a revolução industrial, a classe dominante subordinava as demais