FONOLOGIA
Os fonemas são os sons da língua. Para produzir os sons, o corpo humano não dispõe de nenhum órgão específico, mas utiliza um conjunto de órgãos que é o aparelho fonador. O aparelho fonador funciona da seguinte maneira: o ar sai pelos pulmões, penetra na traqueia e chega à laringe, onde se modifica ao passar pelas chamadas cordas vocais. Essas quando estão aproximadas, vibram à passagem do ar, produzindo sons que são chamados de sonoros. Os sons que saem pela boca chamamos de orais e aqueles que saem pelo nariz chamamos de nasais. Um exemplo é a palavra “AVIÃO”, em que o primeiro “A” tem um som aberto (oral) /a/, já o segundo “A” tem um som mais fechado (nasal) /ẽ/. Na palavra “SEM” ocorre a mesma coisa, o “E” tem som de /ẽ/.
Na palavra “ASA” o “a” tem o som aberto /a/, o “S” tem o som de /z/. Na pronúncia dessa palavra a ponta da língua aproxima-se da parte interior dos dentes incisivos do maxilar superior formando uma passagem estreita (como uma fenda) à passagem do ar, as cordas vocais vibram. Nota-se a abertura máxima dos lábios e a grande visibilidade do interior da boca.
Analisando alguns versos da canção de Adriana Calcanhoto, temos:
AVIÃO SEM ASA
FOGUEIRA SEM BRASA
SOU EU ASSIM, SEM VOCÊ
ANÁLISE FONOLÓGICA
AVIÃO SEM ASA
/ aviˈãu ˈsẽ ˈaza /
FOGUEIRA SEM BRASA
/ foˈgeyɾa ˈsẽ ˈbɾaza /
SOU EU ASSIM SEM VOCÊ
/ ˈsou ˈeu aˈsĩ ˈsẽ voˈsẽ /
TRANSCRIÇÃO FONÉTICA
AVIÃO SEM ASA
[ ɐviˈãw ˈsẽ ˈazƏ ]
FOGUEIRA SEM BRASA
[ foˈgeyhƏ ˈsẽ ˈbɾazƏ /
SOU EU ASSIM SEM VOCÊ
[ ˈsoᶷ ˈeu ɐˈsĩ ˈsẽ voˈsẽ ]
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/vogais-e-o-aparelho-fonador-como-sao-feitos-os-sons-da-fala.htm . Acesso em 25/03 as 09:54