GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
INTRODUÇÃO
Etnia e um conceito derivado do grego ethinos que possui significado povo. A etnia é definida como uma comunidade ou povo de mesma afinidade, cultura, tradição, costumes , linguísticas, costumes e etc. O Termo etnia e muito confundido e associado erroneamente a raça; Raça e etnia não são sinônimos, raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, ou seja, características morfológicas como cor da pele, estatura, traços físicos e constituição física: e etnia resumidamente é definido por afinidades culturais e intelectuais independente do país em que estejam, exemplos descendentes de japoneses no Brasil são considerados de mesma etnia.
A Etnologia ciência que estuda a etnia apresenta que os grupos étnicos compartilham uma origem comum, e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em comum e projetam um futuro como povo. Isto se alcança através da transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores, tradições e, em vários casos, instituições. A Etnologia também tem uma vertente onde apresenta que a língua é utilizada como fator primário de classificação dos grupos étnicos, existe grande número de línguas e determinadas etnias são multilíngues, um país por exemplo apresenta varias etnias como Brasil que possui enumeras formas de se falar o português como sotaques, gírias e até mesmo o uso correto do português.
Alguns autores da ciência etnológica afirmam que o termo etnia surgiu inicialmente em Israel, especificamente na época retratada no Antigo Testamento da Bíblia, onde as pessoas seguidoras do Judaísmo usavam o termo ethnos para descrever os que não eram judeus. Alguns autores acreditam que no Novo Testamento, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, este termo era usado para descrever as pessoas que não tinham sido evangelizadas, sendo que muitas vezes estes eram excluídos e diminuídos por aqueles que já tinham passado pelo processo de