Teoria economica
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
AUDRIANA VICENTIN DE OLIVEIRA
DENISE SOARES DA SILVA
JOSE EGNALDO DA SILVA
MARINETE EFERNANDES DOS SANTOS BONIFÁCIO
VITOR FERAIORNI CORREA
TEORIA ECONOMICA
Várzea Grande-MT
2010
AUDRIANA VICENTIN DE OLIVEIRA
DENISE SOARES DA SILVA
JOSE EGNALDO DA SILVA
MARINETE EFERNANDES DOS SANTOS BONIFÁCIO
VITOR FERAIORNI CORREA
TEORIA ECONÔMICA
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Econômica.
Orientador: Prof. Wilson Salvalagio
Várzea Grande-MT
2010
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo falar sobre o desenvolvimento sustentável e a mesclagem com o desenvolvimento econômico, tendo em vista as necessidades alimentar do ser humano.
No atual estágio do capitalismo, de uma economia globalizada em escala mundial, os problemas ambientais também passaram a ser globalizados. Países do Terceiro Mundo, incluindo o Brasil, que já tiveram sua natureza espoliada com a colonização e os desdobramentos da história do capitalismo, são agora ameaçados por problemas ambientais em escala global, que tiveram origem no padrão de consumo dos países industriais do Primeiro Mundo.
O conceito de ambiente no campo do planejamento e gestão ambiental é amplo, multifacetado e maleável. Amplo porque incluir tanto a natureza como a sociedade. Multifacetado porque pode ser apreendido sob diferentes perspectivas (SÁNCHEZ, 2006).
O impacto ambiental é o resultado de uma ação humana, que é a sua causa. Não se deve, portanto, confundir a causa com a conseqüência.
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) define desenvolvimento sustentável como programas que "podem melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro da capacidade potencial do sistema de sobrevivência da terra". Isto significa satisfazer as necessidades das gerações atuais