Morfologia dos Angiospermas
Conceito - É o ramo da botânica que estuda os tipos e as estruturas que constituem as angiospermas.
Ex.: Raiz Caule Folha Flor Fruto
RAIZ
É a estrutura responsável pela sustentação e pela obtenção de nutrientes para o vegetal.
1. Principais tipos de sistemas radiculares:
Raiz pivotante: possuem uma raiz principal, chamada axial ou pivotante e dela partem ramos de raízes secundárias.
Raiz fasciculada: nesta não possui o ramo principal, sendo formada por ramos finos, sendo assim também chamada de raiz cabeleira.
Tipos especiais de raízes
1. Raiz de suporte: trata-se de uma raiz aérea que dá suporte a planta. É encontrada em plantas que vivem em solos pantanosos ou que têm a base pequena como no caso do milho.
2. Raízes tabulares: tipo particular de raiz-suporte em que os ramos radiculares crescem e se fundem com o caule, formando verdadeiras tábuas.
Encontrada principalmente em vegetais de grande porte.
Ex.: samaúma e chichá
3. Raiz escoras: são raízes que partem de ramos caulinares e crescem em direção ao solo.
Ex.: fícus
4. Raízes estrangulantes: são raízes de plantas epífitas, que crescem direção ao solo apoiadas no tronco de uma hospedeira, e ao chegarem no solo crescem em espessura impedindo o crescimento em espessura do caule (caso este ainda tenham crescimento secundário), levando a hospedeira a morte.
5. Pneumatóforos: São raízes com função respiratórias, típicas de vegetais onde o solo é pobre em oxigênio. Estas raízes possuem os pneumatódios, orifício pelo qual ocorrem as trocas gasosas.
Ex.: manguezais
6. Raízes sugadoras ou haustório: São raízes típicas de plantas parasitas e hemiparasitas, onde estas penetram no caule de plantas hospedeiras. No caso das parasitas (cipó-chumbo) a raiz chega ao floema sugando delas a seiva elaborada. Já nas hemiparasitas (eva-de-passarinho), chegam ao xilema, sugando a seiva bruta.
7. Raiz tuberosa: Raiz subterrânea