LUPUS ERITEMATOSO SITÊMICO
O presente trabalho foi elaborado pela acadêmica de enfermagem Celina César, surgindo no âmbito do estágio – Enfermagem em Clínica Médica, referente ao VIII período, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, da Universidade Estadual do Piauí, no ano de 2011. Este estudo tem sido realizado na Clínica Nefrológica de um Hospital de grande porte na cidade de Teresina-PI, durante o mês de setembro.
Das diversas situações observadas no serviço, optei por selecionar um paciente com diagnóstico de Lúpus Eritematoso sistêmico, não só divido à pertinência interesse da situação que apresenta, mas também à disponibilidade e acessibilidade ao paciente.
Segundo Pinto (1990), “o estudo de caso é um método de investigação que pretende descrever de um modo preciso os comportamentos de um indivíduo. O indivíduo é neste procedimento o principal foco de observação.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Elaborar um plano de cuidados com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem a paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Adquirir conhecimentos a cerca da patologia;
Propor intervenções de enfermagem, visando à prevenção das complicações, assim como, promover a recuperação da paciente.
Conduzir de maneira eficiente a abordagem terapêutica e diagnóstica da paciente com (LES).
3. IDENTIFICAÇÃO
J.M.S., sexo feminino, cor parda, 20 anos, solteira, data de nascimento: 16/06/1991, natural e procedente de Itupiranga-PA, e residente na Rua Alfredo Ribeiro . Filha de J.F.S e M.C.M., solteira, estudante (estudou ensino médio completo). Admitida no dia 16/08/2011 na CLÍNICA NEFROLÓGICA, enfermaria 110, leito 03, acompanha pela mãe, para tratamento de Insuficiência Renal Aguda não especificada.
4. HISTÓRIA PRÉVIA
Paciente refere que no ano de 2007 apresentou quadro de