questões de semio
Hematêmese, ou vômito com sangue, caracteriza a hemorragia digestiva alta, assim entendida aquela em que o sangramento se localiza desde a boca até o ângulo e Treitz. A causa mais comum de sangramento de origem esofagiana são varizes no esôfago. A hematêmese por ruptura de varizes é, na maioria das vezes, volumosa e contém sangue ainda não alterado por ação do suco gástrico. A hematêmese de menor volume, de origem esofagiana, pode ocorrer no câncer do esôfago, nas úlceras esofagianas e em outras condições mais raras.
Hematoquesia: emissão de sangue fresco ou acastanhado pelo ânus, quase sempre com origem no tubo digestivo baixo (do ângulo de Treitz ao reto). No entanto, hemorragias digestivas mais altas eliminadas pelo reto podem ser de sangue vivo quando são maciças (> 1000 ml), de modo a acelerarem o trânsito intestinal e não permanecerem tempo suficiente no lúmen para que surjam melenas.
Hemobilia: hemorragia dentro ou através do trato biliar devido a trauma, inflamação, colelitíase, doença vascular ou neoplasias.
Hemoptise é a eliminação de sangue pela boca, passando através da glote. As hemoptises podem ser devido a hemorragias brônquicas ou alveolares. Há ocasiões em que é possível suspeitar de qual circulação (sistêmica ou pulmonar) provém o sangue: as hemoptises originadas nas artérias brônquicas são, em geral, maciças, o sangue pode ser recente ou não, saturado ou não, com ou sem catarro. É o que ocorre nas broquiectasias, na estenose mitral e nas fístulas arteriovenosas. Quando o sangue provém de ramos da artéria pulmonar, seu volume costuma ser menor. É o que ocorre nas pneumonias, broncopneumonias, nos abcessos e no tromboembolismo.
Melena: é a evacuação pelo ânus de sangue negro digerido, puro ou misturado com as fezes, às quais dá o aspecto de alcatrão. Indica uma hemorragia gastrointestinal situada acima do cólon, ao passo que os