Lupa
A recurrent problem in Geometrical Optics − A not perceived image discontinuity at the magnifying glass
Revista Brasileira de Ensino de Física, v.28, n. 4, p. 421-425, (2006) http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/060501.pdf Fernando Lang da Silveira
Instituto de Física-UFRGS
Endereço eletrônico: lang@if.ufrgs.br
Rolando Axt
Instituto de Física-UFRGS
É útil chamar a atenção do leitor sobre a importância do estudo da lupa. É importante compreender o seu funcionamento não somente pela lupa em si, mas também porque a lupa constitui uma parte de quase todos os instrumentos de observação subjetiva.
Roberto A. Salmeron
Resumo.
Poderíamos estar olhando para um objeto através de uma lupa e não perceber a súbita inversão de imagem − de virtual e direita para real e invertida − quando o objeto é afastado para além do plano focal? No presente artigo mostramos que isto efetivamente acontece, e também com certas lentes de óculos, como as lentes comuns de leitura.
Abstract.
Could we be looking at an object across a magnifying glass without perceiving the sudden image inversion − from virtual and erect to real and inverted − when the object moves away from the lens to a place a little farther than the focal distance? In this article we show that this effectively happens, and also with some eyeglasses lenses, like common reading glasses.
Palavras chave: lupa, olho humano, Óptica Geométrica.
1
Keywords: magnifying glass, human eye, Geometrical Optics.
I. - Introdução
É por demais sabido que uma lente convergente conjuga uma imagem virtual e direita, maior do que o objeto, quando um objeto real está posicionado entre a lente e seu plano focal. Nos textos que conhecemos, sejam de ensino médio ou de ensino superior, a abordagem teórica da lupa parte do pressuposto de que o objeto está posicionado entre a lupa e o seu plano focal. Um