LUPA
O Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), contam com alguns censos agropecuários desde o precursor que data de 1905 até aqueles dos anos 1930 e após 60 anos o de 1995-96. Este último denominou-se Levantamento Censitário de Unidades de Produção Agropecuárias, mais conhecido por Projeto LUPA, e passou a ser o último do século XX (Pino, et al., 1997).
Após transcorrer 10 anos a SAA disponibiliza o novo censo, isto é, o Projeto LUPA atualizado integralmente em um mesmo corte do tempo tornando-se o primeiro do século XXI.
Assim os dois levantamentos tornaram-se marcos históricos com potenciais de utilização imensos não só para análise de evolução no tempo como, principalmente, uma base indispensável de dados com utilidades diretas e indiretas.
Metodologia
1 - Período de Referência: O levantamento teve como período de referência o ano agrícola de 2007/2008, tendo o trabalho de campo sido iniciado em julho de 2007 e concluído em setembro de 2008.
2 - Unidade de Levantamento: Unidade de produção agropecuária (UPA), tendo sido preenchido um questionário para cada uma delas.
Uma UPA é definida como:
a) conjunto de propriedades agrícolas contíguas e pertencente ao(s) mesmo(s) proprietário(s);
b) localizadas inteiramente dentro de um mesmo município, inclusive dentro do perímetro urbano;
c) com área total igual ou superior a 0,1ha;
d) não destinada exclusivamente para lazer.
Em princípio, uma UPA significa exatamente o mesmo que um imóvel rural. Ela se afasta desse conceito somente nas seguintes situações:
i) quando o imóvel rural se estende por mais de um município, considerou-se cada uma das partes em município diferente como uma UPA; ii) quando não foi possível levantar o imóvel rural como tal, sendo necessário reparti-lo ou agrupá-lo com outros.
3 - Base Geográfica: Cobriu todas as unidades de produção agropecuária (UPA) de todos os 645 municípios do estado de São Paulo, abrangendo as explorações