luiz gama
Poeta, escritor,jornalista advogado, Luiz Gama é um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XIX, o único autodidata e o único, também, a ter vivido a experiência da escravidão .Filho de mãe negra e pai branco,nasceu livre e assim viveu até os 10 anos de idade,quando seu pai,para pagar uma dívida de jogo o vendeu como escravo.Da Bahia onde nasceu,veio parar em São Paulo,onde viveu por 40 anos e se tornou um herói,uma das personalidades mais importantes da história;Aos dezoito anos de idade, Luiz Gama aprendeu a ler e escrever com a ajuda de um jovem que se hospedava na casa de seu senhor. Nessa idade, conseguiu “secretamente”, segundo ele, as provas de sua liberdade,.Frequentou, por algum tempo, como ouvinte, a Faculdade de Direito de São Paulo.uma das duas únicas existente no Brasil na época, filhos de senhores. Sem diploma , torna-se um rábula, podendo exercer o direito como advogado e assim, pela via judicial usando de sua oratória impecável e seus conhecimentos jurídicos liberta mais de 500 escravos do cativeiro. Um feito sem igual na história mundial da advocacia. Ações e os métodos empreendidos por Luiz Gama refletem as particularidades de um movimento iniciado vinte anos antes da abolição.
Em parceria com outros ativistas fundou um partido político, jornal onde escrevia de maneira crítica e sátira incansável defensor da república e dos negros,lutava pela abolição da escravidão e condições mais dignas para os escravos,onde .Foi um dos maiores líderes abolicionistas republicano, um homem que fez de sua vida,uma luta constante e s e ex-escravos e pelo fim da monarquia no Brasil.Morreu aos 52 anos,seis anos antes da Lei Áurea.
Personagem importante merece lugar no panteão dos heróis da pátria,ainda que por alguma razão tenha sido esquecido,ou pouco enaltecido.