Luis claudio figueiredo
1 – Com o surgimento da modernidade, movimentos de dispersão e de reunificação da Psicologia se alternaram ao longo da história, baseados em concepções divergentes de sujeito e de indivíduo. Escreva as principais idéias que estão relacionadas ao que o Figueiredo se referiu sobre os seguintes tópicos:
a) Emergência e ruína do sujeito.
Francis Bacon diz que o caráter operante das relações entre homem e mundo, o sujeito possui o status de senhor de direito da natureza, cabendo ao conhecimento transformá-lo em senhor de “fato”. O sujeito empírico é concebido como fator de erro, de ilusão. Constitui-se e tenta-se colonizar um novo campo, “o da natureza interna” ou “íntimo”. O sujeito, então é atravessado por uma sucessão de rupturas. As ciências naturais repousam na pressuposição de uma exterioridade entre a prática da pesquisa e seu objeto, o confronto nitidamente delimitado e rigidamente controlado entre sujeito e objeto, o que promove a multiplicação e o refinamento dos instrumentos conceituais e teóricos de descrição, previsão e controle.
b) Emergência e ruína do indivíduo.
O individuo era o que a comunidade definia. Fazendo com que esse indivíduo tenha uma interação com a sociedade, para que se construa uma identidade social. Surge uma imagem de indivíduo legada pelo iluminismo e presente no liberalismo clássico: capaz de discernimento, capaz de cálculo na defesa de seus interesses, etc., enfim: capaz de independência em relação à autoridade e à tradição.
2 – Identifique e descreva brevemente as principais matrizes do pensamento psicológico.
MATRIZ NOMOTÉTICA E QUANTIFICADORA
E a que define natureza dos objetivos e procedimentos de uma pratica teoricamente cientifica.
MATRIZ FUNCIONALISTA E ORGANICISTA
Considera-se a funcionalidade de um órgão, de um mecanismo, etc., como algo que remete ao todo de que faz parte e assim apenas se define na