Ludwig Mies van der Rohe texto
Ludwig Mies decidiu formular o seu próprio nome de modo a adequar-se à rápida mudança de estatuto, de filho de um comerciante para arquiteto reconhecido pela elite cultural berlinense, acrescentando o sobrenome, de ressonância aristocrática, "van der Rohe", começando a sua carreira profissional independente projetando casas para clientes de classes baixas.
Os edifícios fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectônico. Sua concepção era voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo. Ficou famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais").
Foi professor da Bauhaus, sendo nesse período o seu projeto mais famoso, o Pavilhão Alemão da Feira Universal de Barcelona (1929): uma estrutura bastante pesada, sustentada por delgados pilares metálicos e constituída essencialmente de planos verticais e horizontais. Após a exposição o pavilhão foi demolido, mas sua importância foi tal que voltou a ser construído na década de 1990, como homenagem ao arquiteto e como símbolo do modernismo.
Em 1933 mudou-se para os Estados Unidos, onde conquistou ascensão de sua carreira. Lecionou no Instituto de Tecnologia de Illinois (IIT), projetando para lá o Crown Hall, sede do Departamento de Arquitetura do IIT. Também executou, no ano de 1951, a Casa Farnsworth, em que explorou a relação entre o indivíduo, o seu abrigo e