Seminário Frampton - Mies Van Der Rohe
Instituto de Ciências Sociais
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Amanda Guimarães de Andrade
Felipe Nicholls Lorena Nunes
Marina Rodrigues Bragança
Paula Engler
SEMINÁRIO FRAMPTON
Mies Van Der Rohe
Belo Horizonte
2013
Amanda Guimarães de Andrade
Felipe Nicholls Lorena Nunes
Marina Rodrigues Bragança
Paula Engler
SEMINÁRIO FRAMPTON
Mies Van Der Rohe
Trabalho apresentado à disciplina História da Arquitetura e da cidade II, Do Instituto de Ciências Sociais, curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais.
Orientadora: Vanessa Regina Freitas da Silva
Belo Horizonte
2013
Mies Van De Rohe
Inicio da sua carreira
Nascido em Aachen no dia 27 de março de 1886, Ludwig Mies van der Rohe foi um dos grandes nomes do modernismo na arquitetura do século XX. Durante sua carreira foi muito inspirado pelas obras de Belarge e também pelo Neoclassicismo. Começou a trabalhar no ramo de construção aos quatorze anos de idade junto ao pai, logo após também trabalhou em uma escola de comércio e foi designer de revestimentos de estuque para um comerciante local.
Em 1905 se mudou para Berlim onde trabalhou com Bruno Paul, um designer de móveis. Nesse período Van der Rohe construiu sua primeira casa em um estilo Englische comedido.
Casa Riehl – 1906 - Alemanha
Pouco tempo depois se tornou discípulo de Peter Behrens, cujo escritório iniciava uma consultoria para a companhia de eletrificação AEG. Durante esse tempo Mies teve contato a tradição alemã Schinkelschüler que tinha a idéia da arquitetura não apenas como ideia de elegância estética, mas também como uma concepção filosófica. Em 1911 Mies deixou o escritório de Behrens e criou seu próprio escritório.
A partir da criação de seu escritório de Arquitetura
Em 1912 Mies substituiu Behrens como arquiteto da Sra. H. E. L. J. Kroller. O projeto foi criado em tela