Monografia Pdf
Arquitetura e Urbanismo
História da Arquitetura Moderna – Ralf Flôres
Sarah Maciel, Talita Passos
Monografia
Farnsworth House
Ludwig Mies Van Der Rohe
São Paulo
2013
Introdução
O movimento moderno surgiu no início do século XX, a partir das transformações técnicas, sociais e culturais derivadas da Revolução Industrial.
Com o término da Primeira Guerra Mundial e o avanço tecnológico, a sociedade sentiu a necessidade de uma reformulação em diversos campos da vida, incluindo o das artes. Os artistas buscaram novos meios e técnicas de expressarem sua arte, e assim surgiram as vanguardas europeias que visavam mudanças sociais e artísticas. Destacam-se
no
movimento
moderno
algumas
características
fundamentais, como a ruptura com a composição tradicional; o funcionalismo; o racionalismo como método de projeto; a integração entre arquitetura e urbanismo etc..
Diversos arquitetos representaram a época muito fielmente, cada um a sua maneira. Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies Van Der Rohe, entre outros. O arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe emergiu como um dos líderes mais inovadores do movimento moderno. Sendo um arquiteto purista, minimalista e influenciado pela técnica neoplasticista, introduziu em suas obras elementos que esbanjavam uma maturidade de abstração, pureza e elegância.
Mies Van Der Rohe ficou conhecido como o arquiteto do aço e vidro, pelo fato de empregar, na maioria de suas obras, estes materiais que estavam em ascensão na época devido ao avanço no campo das indústrias. Para ele, o aço passava a sensação de leveza devido a suas formas simples, além de dar a ideia de luxo. O vidro, por sua vez, enriquecia a obra por permitir uma transparência, continuidade, integração e suavidade.
Uma obra que expressa muito claramente estes princípios modernistas é a residência Farnsworth, 1945-1950, projeto concebido a partir do pedido feito por
Edith Farnsworth que desejava uma casa de campo e que