ludico
Adriana Maia de OLIVEIRA1
Magali GALDINO2
RESUMO
O presente estudo tem por finalidade investigar a relação entre a prática das atividades lúdicas e a socialização do aluno para o inicio do ensino fundamental. O objetivo é observar como é aplicada a prática docente na educação infantil e como o lúdico contribui na preparação da criança para o ensino fundamental, buscando entender o porquê de estas crianças chegarem imaturas e mal preparadas no ensino fundamental, dificultando o trabalho do ensino/aprendizagem que lhes é imposto pelas exigências da alfabetização. Será estudada também, qual a intencionalidade pedagógica no desenvolvimento lúdico, como dimensão socializadora para facilitar o processo de ensino aprendizagem para uma vida coletiva, imposta por regras a serem seguidas para a formação de pessoas capazes de melhorar a sociedade. Palavras-chave: Socialização. Preparação, Alfabetização. Ensino aprendizagem.
Introdução
A relação entre a pratica de atividades lúdicas e a socialização do aluno que passara para o ensino fundamental, demonstra que a criança tem chegado ao ensino fundamental sem ter completado as fases de desenvolvimento necessário, que são voltados ao ensino como um sentido amplo do brincar.
Por meio do diálogo com professores do Ensino Fundamental, pode-se, sem dúvida, perceber as queixas de que os alunos não chegam com o devido alicerce para a fase da alfabetização, o que dificulta todo o processo pedagógico e os mantêm mal preparados para todos os anos escolares, talvez seja, porque a brincadeira não tem uma intencionalidade pedagógica no desenvolvimento do lúdico, com uma dimensão socializadora, a qual facilite o processo ensino-aprendizagem da coexistência e possibilite o respeito a uma vida coletiva, que impõe regras a serem seguidas, ajudando assim, na formação de pessoas capazes de melhorar a sociedade em que vivemos.
Esta pesquisa teve como objetivo observar a prática docente na