ludico
1.1-DELIMITAÇÃO DO TEMA
A criança e a Ludicidade na educação: uma proposta pedagógica que tem sido um tema atualmente muito discutido, por diversos estudiosos, no meio acadêmico, no Brasil e no mundo.
2- PROBLEMATIZAÇÃO
Buscando compreender melhor o papel da ludicidade na educação, faço uma abordagem a respeito do que é o brincar para a criança do que vem a ser a ludicidade, bem como a importância do olhar lúdico na educação .
A brincadeira é uma forma divertida de aprendizagem, onde se pode fazer amizades e aprender a ter senso de companheirismo. Quando a criança brinca em grupo ou sozinha, aprende a organizar seus sentimentos, compreendendo-se melhor e também aos outros.
“O Lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação.”
(Santo Agostinho)
3- JUSTIFICATIVA
No ato de brincar, a criança aprende a descobrir o mundo, dando um novo significado aos fatos e às emoções vivenciadas no seu cotidiano. É durante essa fase que ela apresenta um enorme potencial de curiosidade e criatividade, essencial para a formação de um ser pensante e atuante. Dessa forma, não se pode subestimar o brincar para a criança, que é tão importante quanto o trabalho para o adulto, e, portanto, deve ser respeitado. A criança deve ser sempre incentivada pelo adulto a brincar, porque dessa maneira ela pode constatar o valor que tem essa atividade para a sociedade e continuará a exercê-la de forma séria, mas alegre e plena. Toda criança deve ter oportunidade de brincar, pois através da brincadeira reafirma o seu ser criança, criando um mundo imaginário de sonhos e de fantasias, que auxiliam no seu desenvolvimento integral.
Com as atividades lúdicas a criança desenvolve a socialização, a comunicação, a criatividade, a imaginação, a concentração, a atenção, a coordenação motora, do mesmo modo aprende a cooperar, a