ludico
SECRETARIA DE ESTADO DE CIËNCIAS E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE JUARA
DEPARTAMENTO DE PEDAGOGIA
Eliete Loretto de Araújo
Síntese
Trabalho da disciplina de Historia da Educação
Brasileira, II semestre de pedagogia sobre
Orientação do professor Amiltom.
Juara
2013
A educação é o processo de transmissão e indução de cultura que se dá no convívio entre gerações, numa determinada sociedade, o nome que se dá ao processo de educação que antecede o ensino superior é chamado de educação básica, (é o nível de ensino correspondente aos primeiros anos de educação escola). Na educação no Brasil até a invasão dos Europeus a escola era considerada desnecessária, mas como pode ser considerada desnecessária algo tão importante para a vida de todos e com o poder da transformação. A cultura se dava de geração para geração dos mais velhos para os mais novos. Os indígenas que habitavam o Brasil , viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).
Os índios domesticavam animais de pequeno porte como, por exemplo, porco do mato e capivara.
As tribos indígenas possuíam uma relação baseada em regras sociais, políticas e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de guerras, casamentos, cerimônias de enterro e também no momento de estabelecer alianças contra um inimigo comum.
Os índios faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência. Desta madeira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (oca). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros