Ludico
A aprendizagem é considerada um processo gradual de compreensão e aperfeiçoamento que ativa a construção do conhecimento, relacionando o que já se sabia com novas situações, conseguindo ver as mesmas coisas em outros contextos e outros ângulos.
Os aspectos cognitivos, afetivos e domínio das compreensões estão estritamente ligados ao ambiente de aprendizagem que se vive no interior das aulas.
A motivação para aprender é essencial, influência o modo como os alunos se envolvem nas tarefas e aprendem. Não há aprendizagem sem que o educando seja ”transformado”, seu envolvimento pessoal, esforço e reflexão sobre o conteúdo tornam a aprendizagem significativa. Do mesmo modo a partir dos erros pode haver compreensão daquilo que está sendo praticado.
Aprendizagem Matemática
No ensino da matemática há dois objetivos: motivação para uma nova aprendizagem e fixação de noções já conhecidas. Para isso é necessário que as questões sejam muito bem elaboradas e que os conteúdos sejam passados de forma clara, pois a ausência dos elementos de compreensão, raciocínio e resolução de problemas nas atividades não atribuirão qualquer sentido para o aluno, provavelmente ele será incapaz de refazer a atividade que esteja num contexto diferente ou que apresenta uma simples diferença.
Na Matemática algumas definições são “meio” complexas, sendo necessária a realização de algumas situações problemas para melhor entendimento;
Para desenvolver um bom trabalho de matemática é preciso analisar todas as reflexões que foram inúteis os erros cometidos, procurar a teoria mais geral na qual o resultado será maior.
O lúdico como motivação nas aulas de Matemática
As atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos...) devem ser vivenciadas pelos educadores. É um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, bem como uma possibilidade para que afetividade, prazer, autoconhecimento, cooperação, autonomia, imaginação e criatividade cresçam, permitindo que o