ludico
Para a autora MARLI RODRIGUES, (1995: 11) as atividades lúdicas apesar de ser um impulso natural da criança, o mesmo faz parte do seu patrimônio lúdico- cultural, porém ainda não são vistos como um facilitador da aprendizagem em nossas escolas e quando utilizados não lhes são conferidos o real valor de tais atividades para o desenvolvimento infantil. Seguindo esse contexto e guiado pela curiosidade de obter um conhecimento mais profundo do assunto resolveu-se pesquisar como a ludicidade é tratada no contexto escolar, o brincar além de ser um ato natural e espontâneo da criança, é um direito da mesma e este direito é assegurado e reconhecido em declarações e leis.
2 OBJETIVO DE RESGATAR O LÚDICO
- auxiliar no desenvolvimento dessa competência proporcionando atividades que possibilitem a criança expressar de forma verbal ou gráfica, seus sentimentos, ações, emoções, conhecimentos e criações.
- oferecer condições do educando vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam à criança uma vivência às experiências.
- resgatar a ludicidade como uma das alternativas de ensino.
-reconhecer e estimular rotinas de hábitos através de atividades lúdicas.
- Demonstrar a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem, bem como no desenvolvimento global da criança.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE A IMPORTANCIA DO LÚDICO
O objetivo desse trabalho partiu da preocupação com a questão da exclusão da parte lúdica especialmente nas series iniciais. Entre o que o educador espera do aluno enquanto o mesmo pode lhe oferecer, e o que a escola tem formado, existe um grande ponto de interrogação. O primeiro ano na serie inicial é o ponto de iniciação de muitas crianças, pois algumas delas chegam totalmente despreparadas e amedrontadas com o que vão aprender e ver pela frente e ao refletir sobre o uso de jogos, brincadeiras primeiramente vem à