Ludico no Ensino Aprendizagem
Jamile Lourenço.
Orientador(a): Nome do(a) Orientador(a)2.
Resumo: O presente trabalho busca analisar e discutir o uso do lúdico como um método facilitador e significativo para aprendizagem. Há uma precariedade no ensino-aprendizagem das escolas e o lúdico tem ocupado um papel importante, fazendo com que nós professores repensemos nossas práticas pedagógicas e adotemos uma forma mais prazerosa de ensinar.
Palavras-chave:
Ponta Grossa, 2014.
1 Formação do aluno (graduação), pós-graduando em Educação básica, infância e ludicidade, pela
Faculdade de Pinhais – FAPI . E-mail: mileeka@hotmail.com
2 Titulação do(a) orientador(a). E-mail: e-mail do(a) orientador(a)
INTRODUÇÃO
Mesmo com a tecnologia e a quantidade de informação que temos a cada minuto, a escola não se desenvolveu o suficiente para despertar mais interesse nos alunos. A educação, mesmo com tantas mudanças, não é satisfatória e o grande desafio é melhorar o sistema de ensino. A ludicidade vem conquistando cada vez mais o espaço nas escolas e é uma alternativa para melhorar o ensino e o conceito que os alunos têm da escola. Essa pesquisa prima pelo ensino-aprendizagem utilizando o lúdico e sendo explorada de uma forma dinâmica e de qualidade.
Usando o lúdico, o ensino tornar-se mais prazeroso e divertido, o aluno memoriza o conteúdo facilmente, estimula a sua criatividade e o educador atinge seus reais objetivos. Novas técnicas de aprendizagem são sempre bem vindas e o professor, que é o espelho e o estimulador da aprendizagem, deve saber explorá-las.
1 O LÚDICO
O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus”, que quer dizer jogo. Se pensado só no significado de sua origem, o termo “lúdico” estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar; no entanto, o lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia (estuda as funções motoras no que