Ludico Etapa 3
As brincadeiras com os bebês tem uma grande importância psicomotota, em um breve espaço de tempo, eles são capazes de rolar, virar, sentar, engatinhar e andar.
O brincar estimula o desenvolvimento da criança e suas funções motoras, fazendo com que o bebê se mova e isso se transforma em comunicação.
Com base nisso selecionamos essas cinco brincadeiras que proporciona a aquisição de novas habilidades e alem disso confere ótimos momentos de gargalhadas.
• Corrida de Obstáculos – Tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, pois é necessário transpor os obstáculos, se locomover para os lados, para frente ou para trás, adquirindo ritmo e atenção.
• Onde esta o Som – Essa brincadeira leva o bebê a procurar de onde vem o som, essa dinâmica é muito importante para que ele seja estimulado a virar a cabeça, e a pessoa que esta mediando a brincadeira consiga perceber qualquer tipo de dificuldade auditiva. Nesse jogo são usados chocalhos, instrumentos musicais, tampas de panelas.
•Descobrir o que tem Dentro – Colocar em uma caixa vários objetos , fechar e deixar um orifício para o bebê explorar o interior da caixa.
Essa atividade estimula a coordenação motora, pois é necessário que o bebê pegue o objeto e passe pela caixa.
•Brincar de Bater Palminhas – Ajuda na coordenação motora a adquirir ritmo, é necessário que cante musicas aceleradas e lentas para que o bebê perceba a diferença. Com esse tipo de atividade, é possível interação das pessoas com a criança, socializando com o ambiente que o cerca.
•Cante Sempre – Cantar faz com que o bebê siga o gestual das canções , observe o movimento labial e comece a produzir sons, o que para ele é muito interessante.
Etapa 3 passo 2
De acordo com o Referencial Curricular ‘Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhe deram origem, sabendo que estão brincando ‘.
• Brincar de médico – Geralmente as crianças tem medo do consultório medico . A famosa frase Quer ir ao medico , gera nas