Literatura
Ficha técnica
Autoras: Vera Teixeira de Aguiar, Renata Cavalcanti Eichenberg, Laiza Karine Gonçalves
Programador: Maurício da Silveira Piccini
Colaboradoras: Aline Barbosa, Luana Bitencourt Gomes
Agradecimentos: Amanda Mambrum, Ana Regina Lunardi Possapp, Cristiane L. K. Domingues, Katiane Crescente Lourenço, Paula Barboza Muhle, Rita de Cássia Oliveira, Talita Felix Schneider
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
1 Mapa
São muitos os caminhos possíveis para formarmos leitores. Aproximando a literatura infantil e o brinquedo, encontramos um que julgamos promissor, pois tanto a arte literária como o ludismo surgem como estímulos imprescindíveis para a evolução da imaginação e para o desenvolvimento cognitivo na infância. Atividades lúdicas atreladas à leitura da literatura permitem à criança apropriar-se do livro de forma similar àquela de quando se apodera do brinquedo, extraindo dele múltiplas significações pertinentes à conquista de sua própria identidade. A leitura torna-se, desse modo, fonte de prazer, pois, como o brinquedo, concretiza-se a partir de necessidades próprias do pequeno.
Assim, através desta obra, apresentamos uma metodologia para formar leitores nas séries iniciais, guiada pela aproximação entre o livro e o brinquedo, de forma a despertar o gosto pela leitura na infância. Previamente elaborada com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, tal metodologia é dividida em cinco etapas, quais sejam: Estímulo lúdico, Leitura, Reflexão sobre a leitura, Atividade criativa e Desfecho lúdico. Para cada uma dessas etapas, oferecemos uma série de atividades, oportunizando a você, leitor, não somente conhecer e compreender a metodologia, como, sobretudo, colocá-la em prática em sala de aula.
Esse vasto banco de atividades de leitura