Técnicas e metodologia de negociação
Para sermos eficientes como indivíduos dentro das organizações, devemos pensar globalmente. E, o que é mais importante ainda, devemos ser eficientes globalmente. Concretamente, há três motivos principais que tornam obrigatório ser um excelente negociador: a> o surgimento de uma economia global; b> a grande diversidade de acordos empresariais. c> a importância fundamental em ser um negociador são os investimentos diretos no exterior, as corporações multinacionais estão aumentando a sua participação em vários tipos de acordos. Resultando no aumento constante que as organizações apresentam em relação aos serviços de consultoria no mundo inteiro.
Se as metas empresariais não estiverem sendo cumpridas, a organização estará perdendo dinheiro, podendo estar consumindo muitos recursos, comparado ao valor agregado que está sendo adicionado ao processo. Portanto, a cada novo negócio, deve-se ter bom senso e intuição, para encontrar soluções e encurtar caminhos, embutindo inteligência em seus produtos e serviços (inovação).
O processo de negociação é constituído de comunicação constante, cujo objetivo é chegar a um acordo mútuo, onde, ambas as partes saiam satisfeitas com os resultados desse processo.
Como tal, a negociação é um repertório de comportamentos que inclui comunicação, venda, marketing, psicologia, sociologia, firmeza e administração de conflitos. Sobretudo, significa ter uma nítida compreensão das nossas próprias motivações e das do outro lado. Um negociador pode ser um consultor, um comprador ou um vendedor, um cliente ou um fornecedor, um chefe ou um funcionário, um sócio, um diplomata ou um servidor público, pode ser a esposa, um amigo, um parente ou um filho. Em todos os casos, a capacidade de negociação tem uma forte influência sobre a nossa