Ludicidade
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
1. Dados e Histórico da Entidade 4
2. Entrevista com Pedagogo 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
No presente trabalho, pudemos visitar uma instituição formal, particular, sem fins lucrativos, denominada Colégio Cecília Meireles, com a finalidade de observar tanto sua estrutura física, como verificar o trabalho desenvolvido por um Pedagogo em seu campo de atuação.
ESTRUTURA ESCOLAR
Nome da Instituição: Colégio Cecília Meireles
Endereço: Rua David Carlos Macknight, 421 – Jardim Paraíso
Cidade: Apiaí/SP
Diretoria de Ensino: Região de Apiaí
Mantenedora: Sociedade Educacional de Apiaí
A Unidade Escolar visitada conta com doze salas de aula, um laboratório de Informática, um laboratório de Química, um laboratório de Enfermagem, um laboratório de Eletrotécnica, Biblioteca, Secretaria, duas salas de Coordenação Pedagógica, uma sala da Direção, uma sala de professores, uma cozinha, uma cantina, um galpão, banheiros de professores, quatro banheiros para alunos, sendo dois no térreo e dois no primeiro bloco, uma quadra de esportes, um parquinho infantil e estacionamento.
Um grupo de pais, preocupados com a qualidade de ensino de seus filhos, escolheu a Escola Estadual “Gonçalves Dias” para implantar seus objetivos. Após alguns encontros, chegou-se à conclusão de que o trabalho iniciado para melhoria da qualidade ensino deveria estender-se a outras escolas públicas da cidade. Criou-se então o “Projeto Educar”: Pais e professores representativos de cada escola da cidade e da periferia reuniam-se, periodicamente, para estudo de leis e outros projetos ligados à educação. Buscaram-se outros modelos de ensino que pudessem atender ao