Escaras
* estabelecer as rotinas de prevenção para os profissionais da saúde e familiares dos pacientes/clientes * enfatizar que a melhor forma do não surgimento das escaras é a prevenção
O trabalho foi elaborado com base na vivência hospitalar nos estágios anteriores, tendo em vista que 90% dos pacientes acamados por um longo período possuem feridas do grau IV.
2. JUSTIFICATIVA Após verificarmos que os pacientes acamados possuem um maior índice de obter ulceras por pressão e sentimos a necessidade de enfatizar aos profissionais de enfermagem que prevenindo resulta condições favoráveis para o não surgimento das lesões,pois percebemos que a maioria dos profissionais tratam os pacientes como se fosse apenas mais um e acabam não dando a devida atenção pelo fato de ter vários pacientes para um único profissional, ficando assim quase impossível de dar uma assistência de qualidade ao paciente . Sentimos a necessidade de enfatizar que é melhor prevenir porque uma lesão adquirida necessita muito mais de cuidado e atenção, pois a cicatrização é demorada e se não cuidada acarreta complicações.
3. INTRODUÇÃO
As úlceras por pressão são definidas como lesões de pele ou parte moles originadas basicamente de isquemia tecidual prolongada. Qualquer posição mantida por um paciente durante um longo período de tempo pode provocar lesão tecidual, principalmente em tecidos que sobrepõe uma proeminência óssea, devido a presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões. A compressão dessas áreas diminui o fluxo sanguíneo local facilitando o surgimento de lesão por isquemia tecidual e necrose. A prevenção da úlcera por pressão é mais importante que as propostas de tratamento, visto que o custo é menor e o risco para o paciente é praticamente inexistente. Porém, este processo deve envolver uma equipe multidisciplinar integrada para a obtenção dos melhores resultados.