escaras
Curso: Técnico em Enfermagem
Daniel Roberto Rocha Gonçalves
Formação de escaras
Tratamento
Prevenção
Manhuaçu
2014
Daniel Roberto Rocha Gonçalves
Formação de escaras
Tratamento
Prevenção
Trabalho apresentado como requisito para adquiri nota no segundo bimestre co Curso Técnico em Enfermagem do Centro Educacional de Manhuaçu, na matéria de Técnicas básicas com o Professor Roberto Natalino Junior
Manhuaçu
2014
Introdução
Discorrerei nestas poucas páginas relatando sobre um problema muito sério que infelizmente muitas pessoas que estão em cadeiras de rodas ou acamados nos leitos dos hospitais ou mesmo em casa neste nosso vasto país e em outros países também sofrem que é a escara.
Abordarei de maneira sucinta sobre o que são escaras, suas fases, seus sintomas, seu tratamento, curativo, os medicamentos utilizados, coberturas e sua prevenção.
Perceberas também como e bastante dolorido através das fotos que estão contidas neste trabalho, e poderás notar como e doloroso e sofrido quem possui estas feridas.
Tenho a esperança que este trabalho possa ser muito instruídor e esclarecedor sobre este assunto que como relatei acima muitas pessoas sofrem com essas feridas.
Então boa leitura.
Escaras
As escaras de decúbito, ou de pressão, são feridas que aparecem na pele de indivíduos que permanecem muito tempo na mesma posição, como ocorre em pacientes internados num hospital ou que ficam acamados dentro de casa, sendo muito comum também nos paraplégicos, já que estes passam muito tempo sentados na mesma posição.
Fases das escaras
Uma escara pode passar por 04 fases à medida que se desenvolve. O tratamento das escaras depende da fase em que se encontram. Poderá, eventualmente, conseguir tratar da escara sozinho, enquanto ela estiver numa fase precoce. Mas se uma determinada escara avançar para as fases posteriores terá de ser tratada por um médico.
Fase 1 – A pele não apresenta fendas, mas a cor muda para