Ludicidade
Veremos ao longo deste trabalho, a importância da brincadeira e da ludicidade na educação infantil.
Compreendendo as diversas reações que cada criança tem ao longo da brincadeira.
É importante lidar com essas diversas situações, pois na nossa sociedade existem algumas pessoas que veem as brincadeiras como percas de tempo, pois a criança esta indo para a escola para estudar (na concepção dessas pessoas a escola só serve para passar atividades no papel e no caderno paras as crianças), e acabam deixando de lado os benefícios que uma brincadeira bem elaborada traz para o crescimento e a aprendizagem de uma criança, portanto, a escola tem o papel de fazer com que os pais compreendam o significado e a importância das brincadeiras na educação.
Portanto, faça uma excelente leitura e explore ao máximo este, pois será de grande aprendizagem.
Nesta etapa, você estará realizando o estágio na Educação Infantil. Então, propomos a você que escolha uma brincadeira ou jogo infantil. Uma vez escolhido, pense em como essa brincadeira pode ser desenvolvida no contexto escolar e qual a contribuição dela para o desenvolvimento da criança. Para tanto, descreva a brincadeira/jogo, e pense-a com base nos seguintes aspectos, elaborando um pequeno planejamento:
• para quem (público e sua idade)?
• o tempo e o espaço (onde e quando)?
• a finalidade da brincadeira ou jogo (por quê)?
• parceiros no jogo (quem)?
• objetos do jogo (com o quê)?
• ações físicas e mentais (as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento da criança).
Depois de planejada a atividade, propomos o desenvolvimento da mesma. Dependendo da atividade que escolheu e planejou, desenvolva-a no contexto educacional ou não, com uma criança ou um grupo de crianças. No momento em que estiver desenvolvendo a atividade com a(s) criança(s), procure atentar-se para os