Relatório: propriedades químicas dos elementos
Curso de Licenciatura em química
Matéria de Química Geral Experimental I (1º semestre)
Priscila Silva Carvalho
INTRODUÇÃO
No relatório a ser apresentado, será discutido sobre as propriedades químicas dos elementos, onde foram analisadas as diferenças e semelhanças de determinados elementos químicos da tabela periódica.
Os elementos de uma mesma família apresentam propriedades químicas semelhante porque as estruturas eletrônicas periféricas são iguais, como essas propriedades dependem da estrutura eletrônica da camada de valência, isso explica a qual família pertence, determinados elementos, porém as propriedades são apenas semelhantes, pois um elemento não é igual ao outro, possuem também diferenças importantes entre eles.
Nesta prática, foram estudadas as semelhanças e diferenças entre as seguintes famílias:
Família dos metais alcalinos terrosos
São os elementos do grupo 2A da tabela periódica, onde é formado pelos seguintes elementos: berílio (Be), magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e o radio (Ra). Este último apresenta um tempo de vida muito curto.
Os alcalinos terrosos possuem dois elétrons em seu último nível de energia (subnível s), com tendência a doar-los, transformando em íons positivos.
São metais de baixa densidade, reagem com facilidade com os halogênios para formação de sais iônicos e com água forma hidróxidos fortemente básicos.
Família dos Halogênios Halogênios, que em grego quer dizer, formador de sais, são os elementos correspondente ao grupo 7A da tabela periódica, formado pelos determinados elementos: flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I)e o ástato (At) (este último, radioativo e pouco comum). Possuem 7 elétrons em sua camada de valência (terminando no subnível p com 5 elétrons). São altamente eletronegativos, por necessitarem apenas de um elétron para se tornar estável isoladamente e tendem a formar ligações fortes com os