Economia e mercado
1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?
R: A Concorrência perfeita é parte da estrutura de mercado, onde existe um número infinitos de empresas, com um número grande de compradores e vendedores, ofertando produtos homogêneos, ou seja, perfeitamente substituíveis. Numa situação onde nenhuma empresa possa influenciar o preço de equilíbrio. A regra é determinada pela lei de oferta e procura.
2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?
R: Por que ela produz uma proporção pequena da sua produção total de determinado bem e não tem como influenciar o preço de equilíbrio, que é determinado pela oferta e demanda do mercado.
3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?
R: A meta é maximizar o lucro econômico, que é igual à receita total menos o custo total. Uma característica desse mercado é que no longo prazo não existem lucros extras ou extraordinários, apenas lucros normais.
4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?
R: A curva na demanda de produção esta na demanda do consumidor, ou seja, eles dependem do consumidor.
5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolha um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.
Bolsa de São Paulo: Ibovespa abre em alta de 0,19%
São Paulo, 14 set (EFE).- A Bolsa de Valores de São Paulo abriu nesta sexta-feira em leve tendência de alta de 0,19%, aos 62.073 pontos.
No mercado de câmbio, o real abriu em leve tendência de alta de 0,14% nos primeiros negócios e o dólar era vendido a US$ 2,016.
Fonte: