ludicidade
1 INTRODUÇÃO
A partir de atividades lúdicas destaca-se a importância dos jogos para a formação de crianças entre cinco e seis anos, o jogo se apresenta como objeto cultural, pois o encontramos em diferentes culturas e em vários momentos da história.
Os jogos na educação infantil são essenciais para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, crianças que são alfabetizadas por meio de jogos, desenvolvem-se com maior eficiência, por isso deve-se incentivar o lúdico como recurso pedagógico.
O jogo é um instrumento eficaz, se for bem planejado contribui para o processo de desenvolvimento cognitivo e garante de forma prazerosa o desenvolvimento pessoal, social, afetivo, físico e psicomotor da criança, pois jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança desde muito cedo.
2 DESENVOLVIMENTO
Para as crianças, o brincar e o jogar são modos de aprender e se desenvolver. Ao fazer essas atividades elas vivenciam experiências fundamentais, daí o porquê se interessam em repeti-las e representa-las até criarem ou aceitarem as regras que possibilitem compartilha-las com colegas e brincar e jogar em espaços e tempos combinados.
Os jogos devem ser preparados pelo educador para que a criança adquira conceitos significativos, pois o brincar e o jogar estimulam a curiosidade e a autoconfiança e proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
A pré-escola também tem função de promover a construção de conhecimento, e o professor tem inúmeras maneiras de ensinar um conteúdo e uma delas é através do lúdico. O pensamento vem, portanto, das atividades desenvolvidas. As atividades envolvidas no processo de aprendizagem são: observação, experimentação, reflexão e apresentação do conhecimento adquirido.
O educador deve programar atividades pedagógicas que desenvolvam os conceitos de número, quantidade,