A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos cultuais.
UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE 1 – TURMA 2014/05
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PORTIFÓLIO ACADÊMICO
Simone Felinto da Silva Andrade
Brasília/ DF
Outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER
UTA – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE 1 – TURMA 2014/05
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PORTIFÓLIO ACADÊMICO
Simone Felinto da Silva Andrade
Portfólio Acadêmico apresentado à tutora Ivana Aparecida de O. S. Braga, como registro das ideias essenciais a partir do roteiro proposto segundo o texto: A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos cultuais.
Brasília/ DF
Outubro de 2014
A INCLUSÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS.
1. Qual o objetivo do texto?
Analisar o processo de inclusão de alunos surdos em escolas regulares, com base nas opiniões desses mesmos alunos.
2. O que o texto propõe pelo trecho “tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola”?
Propõe uma reflexão por parte dos professores sobre a adaptação de alunos surdos, garantindo sua cidadania e sua capacidade crítica como um ser atuante na sociedade, a partir da sua realidade.
3. Onde a pesquisa descrita no texto foi realizada? Qual seu objetivo? Na cidade de João Pessoa – PB em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, O objetivo da pesquisa foi pesquisar o processo de inclusão de alunos surdos.
4. Explique o termo integração.
É o mesmo que inclusão, era utilizado para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, juntos com os “ normais”, mas não como a participação do sujeito na sociedade ativamente.
5. Aponte algumas iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surdas em âmbito nacional.
A LDB ( Lei 9394/1996), em seu capítulo V, artigo 58, que