Diversidade cultural
Na presente Produção de Aprendizagem pretendemos abordar as práticas educativas baseadas na interculturalidade assim como o papel da escola em nos tornar capazes de desenvolver a alteridade na sociedade.
Também faremos um percurso pela história da educação de jovens e adultos no contexto da sociedade civil para conhecer a trajetória da Legislação Brasileira de EJA e a relação que existe entre a EJA e as contribuições de Paulo Freire aos saberes necessários para a prática docente. Ao mesmo tempo veremos como a pesquisa é relevante, poderíamos dizer uma ponte que favorece a relação entre teoria e prática e sua importância na formação inicial do professor, na proposta para torná-lo produtor de conhecimento. Veremos também a relevância da pesquisa no cotidiano escolar e sua contribuição para a prática docente.
Acreditamos que o estudo desta temática contribuirá para tornar-nos profissionais mais qualificados e aptos a executar um trabalho mais consciente e atento na sala de aula e preparados para a autocrítica já que preconceitos de todos os tipos podem existir em cada um de nós, mesmo sem termos consciência deste fato. E como docentes temos a responsabilidade de ensinar com o próprio exemplo.
A metodologia usada nesta UTA compreende a leitura dos livros textos, a freqüência às aulas no pólo, bem como a execução das diferentes atividades de portfólio e da rádio web.
As disciplinas estudadas durante esta unidade temática são: Educação e diversidade, Educação de jovens e adultos, Pesquisa e Pratica Profissional – Procedimentos