Biologia
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – NEAD
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
TRABALHO PRÁTICO: I INDICADORES ÁCIDOS E BÁSICOS, II CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO MOLAR DE UMA SOLUÇÃO.
AFRÂNIO – PE
SETEMBRO/2011
WAGNER MACEDO CAVALCANTI
TRABALHO PRÁTICO: I INDICADORES ÁCIDOS E BÁSICOS, II CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO MOLAR DE UMA SOLUÇÃO.
Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral sob a orientação da professora Rosileide Santos do Couto Soares do curso de Ciências Biológicas, ministrado pela Universidade de Pernambuco.
AFRÂNIO – PE
SETEMBRO/ 20011
1 – INTRODUÇÃO Esta tarefa prática tem como principal objetivo fazer um estudo minucioso das diferentes características assumidas por substâncias, ácidos ou básicos, quando misturadas a indicadores de ácidos e bases. No mesmo foi utilizado como indicador ácido/básico o repolho roxo, observam-se variações de cores manifestadas pelas substâncias quando misturadas ao extrato deste indicador.
MATERIAIS
1 – INDICADORES ÁCIDOS E BÁSICOS Foi utilizado 0,5 kg de repolho roxo cortado em cubos, triturado no liquidificador com 250 ml de água e depois passado por uma peneira onde obteve o extrato de repolho roxo, vinagre, amônia, bicabornato de sódio, água destilada, água da torneira, sal de cozinha, shampoo, detergente e leite, com ajuda de seringas, copos de vidro transparentes e espátulas.
2 – PREPARAR SOLUÇÕES E CALCULAR A CONCENTRAÇÃO MOLAR Na preparação da solução para o cálculo da concentração molar utilizei 100 g de bicabornato de sódio misturado com água destilada em um copo transparente. No cálculo foi preciso primeiro obter a massa molecular dos elementos que compõe a molécula desta substância, a unidade de massa molecular é representada pela letra (u), a massa do átomo é mutiplicada pela quantidade do mesmo átomos que o elemento possue na molécula.
Resultados dos cálculos 2.
Temos:
Na = 23u, H = 1u, C = 12u e O = 16u, logo:
(23.1)+(1.1)+(12.1)+(16.3) = 23