Ludicidade
A escola infantil, creches ou pré- escolas são espaços onde os processos educativos são constituídos de forma dinâmica, onde não existe aquele que somente conduz, mas que, também, ao mesmo tempo, pode ser conduzido – é um processo permanente de troca mútua de sentimentos, experiências, conhecimentos, no qual a criança é agente central e fundamental. A Educação Infantil, necessariamente, ao produzir espaço de ensino-aprendizagem, deve sempre estar preocupada em produzir momentos de prazer, de lazer, de construção do lúdico. Brincar é preciso para melhor educar.
A brincadeira constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade. Assim, a brincadeira é uma atividade humana e social, produzida a partir de seus elementos culturais; deixa de ser encarada como uma atividade inata da criança (como se pensou por muito tempo).
É necessário que nos centros de educação infantil e na pré-escola seja oferecida a possibilidade da brincadeira ou de jogos simbólicos em que em alguns momentos são organizados e dirigidos e, em outros momentos, organizados pelo educador; porem, de livre opção das crianças. A possibilidade de participar, desde a construção, dos demais diferentes materiais como fantasias, mascaras, fantoches, marionetes, entre outros, ate a sua utilização em dramatizações, teatro ou outras representações de sua opção, constitui-se em um espaço de vivencia onde a criança trabalha com a imitação e a representação, desenvolve sua autonomia e a estrutura de regras de convívio grupal, dentre outros.”
Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo