ludicidade
WEB AULA 2
Unidade 1 - A identidade do professor e os saberes docentes
O Planejamento das atividades - em tempo de Intervenção:
A prática de ensino, bem como as atividades de estágio, devem ocorrer de forma planejada e não como prática utilitária reduzida ao cumprimento legal. Surge daí a necessidade de superação da racionalidade técnica para assegurar a base reflexiva na formação e atuação do docente.
Em conformidade com a LDB (Lei nº 9394/96), as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia estabelecem que o Estágio Supervisionado ainda deva observar a:
Possibilidade de proporcionar ao aluno o exercício da experiência profissional, por meio da vivência nos diversos campos de atuação do Pedagogo, articulando teoria e prática.Conhecer a realidade do trabalho do Pedagogo nas instituições escolares, entendendo quais as suas atribuições no espaço educativo, como promotor de um trabalho coletivo que objetive a melhoria da qualidade do ensino.
Através de reflexão contextualizada, ou seja, aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, oportunizar ao acadêmico, a possibilidade de vivenciar situações ligadas às diferentes situações que acabam por interferir no processo de ensino e aprendizagem.
Orientar o discente na elaboração de um projeto de intervenção na prática escolar, de modo a desenvolver-se de maneira satisfatória.
Entender a pesquisa como momento privilegiado de reflexão sobre a ação. Reconhecer a perspectiva interdisciplinar como fundamental para a compreensão dos problemas e desafios vividos na educação formal e não-formal.
Compreender a realidade que se apresenta nos espaços de educação formal e não-formal, para compreender e refletir sobre os saberes docentes necessários à construção da identidade do professor que lhe assegure condições de enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.
Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90
Toda criança tem direito a estar matriculada na escola.