Trabalhinho show
Após assistir o documentário sobre Fidel Castro: “o Homem e o mito”, é possível analisar que desde jovem Fidel Castro foi um dos principais mentores que contribuiram para o sucesso da Revolução Cubana. Após a revolução, Fidel assume o poder político em Cuba, tomando varias medidas como a erradicação do analfabetismo, da desnutrição infantil e o menor índice de mortalidade infantil das Américas. Cuba virou então uma país socialista. Apesar dos bens feitos por Fidel a Cuba, o mesmo era muito criticado internacionalmente por violação dos direitos humanos, mas mesmo assim se indentificava muito com a população cubana, por amor, medo ou respeito
Analisando as atitudes de Fidel Castro segundo o conceito de Virtú por Maquiavel no seu livro “O Príncipe”, podemos relacioná-los pois no livro de Maquiavel diz ele esse conceito ser responsável pelo sucesso do príncepe, que utilizou não mais a força bruta, mas sim o uso da sabedoria, matendo o domínio conquistado, adiquirindo o amor ou se não o respeito dos governados, utilizando-se de poder, glória e força, técnica semelhante da utilizada por Fidel Castro no contexto cubano.
Fazendo agora uma análise de Fidel segundo o conceito de “Estado de Natureza” de Hobbes, é semelhante ao caso do Líder Cubano pelo fato desse conceito significar a competição, atacando uns aos outros visando o lucro, havendo sempre a desconfiança visando a segurança e a glória visando a reputação.
Assim pode-se concluir que Fidel Castro ajudou no avanço de muitas áres em Cuba, porém aparenta tirar a liberdade do povo Cubano, que vive sob uma espécie ditadura, sendo violado seus direitos humanos. Após todos esses anos no poder de Cuba, em 2006 ele entrega seu cargo para seu irmão Raul Castro e em 2008 acabou falecendo com 87 anos.
Filosofia Política Moderna
Relações Internacionais 1º B
Pedro Campolino Silva Mattos