Relatorio
Módulo de Elasticidade: É dado pela tangente do ângulo da reta de inclinação do gráfico de deformação no regime linear, E = tan(α). Logo, E = 214,634 GPa
L0 6 m Área de Secção 12,3 mm²
Regime Elástico y = 214634x - 2E-14
Tensão (MPa)
Limite de Escoamento: Determinado a partir da curva obtida no ensaio de deformação, traçando-se uma paralela àquela do regime elástico com início no ponto de deformação 0,002 e encontrando o ponto em que esta intercepta a curva.
Logo, σe = 200,017 MPa
Limite de Resistência Mecânica: Corresponde a tensão referente ao ponto máximo da curva obtida. Dado, no ponto de tensão máxima, uma cota vertical de 122 m e o fator de transformação calculado de 14,38848921 N/m, temos:
Limite de Ruptura: Corresponde a tensão referente no ponto de ruptura do corpo de prova.
Limite de Escoamento
Tensão (MPa)
Módulo de Tenacidade: Corresponde a integral da curva obtida, ou seja, a área sob esta até o ponto de fratura. UT = (σe + σr)/2 *ξf
Assim UT = 72,5 MPa
No entanto, o módulo de tenacidade também pode ser escrito como:
Módulo de Resiliência: Corresponde a integral da curva obtida em regime elástico, ou seja, a área sob esta até o limite de escoamento. No entanto, o módulo de resiliência também pode ser escrito como:
Assim Ur = 0,0932 MPa
Ur = σe2/2E
Alongamento Total: Aumento de comprimento até o ponto de ruptura, adimensional. Estricção: Medida do estrangulamento da secção.