Ludicidade
LUDICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÂO FISÌCA
1. Introdução
O principal objetivo do estudo á se desenvolver é o handebol nas aulas de Educação Física Escolar para crianças de 1º à 5º série do ensino fundamental, em uma escola da rede particular da cidade de campo grande, buscando a aprendizagem da modalidade através do lúdico.
As atividades serão realizadas por meio de brincadeiras e jogos pré-desportivos que permitem o aprendizado do handebol.
2. Justificativa
A escolha do handebol como tema do meu trabalho de conclusão de curso deve- se ainda ao fato de ser o mesmo um esporte muito dinâmico e capaz de desenvolver vários aspectos sociais, cognitivos e motores, tais, como cooperação, sociabilização e inclusão, lateralidade, agilidade e flexibilidade, além de habilidades como correr, saltar e arremessar.
O meu interesse pelo tema se deu a partir de minha formação escolar. Optei pelo handebol por ser um esporte coletivo e também porque, durante a minha adolescência, fui atleta da modalidade por quatro anos (2005 – 2009) disputando vários campeonatos regionais e estaduais.
Prentendo neste trabalho estabelecer um questionário com as crianças Com relação à questão: “O que você sabe sobre o Handebol?”
Pelo meu ponto de vista e pela minha vivencia dentro da área escolar, percebo que a maioria das crianças fazem uma semelhança do handebol com o futebol.
Além disso, o handebol possui características diferenciadas com relação aos outros esportes coletivos, uma vez que o mesmo já inclui, em suas regras, possibilidades reais da participação de todos os jogadores em todos os momentos do jogo. Por exemplo, o goleiro, jogador caracteristicamente responsável exclusivamente pela defesa nos demais esportes, no handebol pode fazer parte do ataque em qualquer momento, em igualdade de posição e sujeito às mesmas regras que os demais jogadores (de linha).
A implantação do handebol na escola através da prática educativa, justifica-se pelo fato da criança