Lucro real
1. Dados de Identificação
Titulo: “Discutindo Lucro Real e Lucro Presumido na Área Hospitalar
Autores: Adriana Cajueiro Lameu
Julia Maria Alves Lopes
Curso: Ciências Contábeis
Pólo: Paraíso – São Paulo
Linha de Pesquisa: Linha 1- Controladoria e Contabilidade Geral
2. Justificativa
Nos últimos anos foi perceptível a melhoria de vida de algumas classes de famílias brasileiras, sendo evidenciado - se a cada dia a preocupação com itens básicos como saúde, educação e moradia. Sendo esses itens por inúmeras vezes tratados com descaso pelo governo houve um aumento expressivo da privatização dos mesmos.
Com surgimento de operados de saúde, seguradoras, convênios e a popularização dos valores de atendimentos particulares. Famílias encontraram uma forma de não depender dos maus serviços prestados pelo governo. Empresas e indústrias também virão no mercado de administradores de planos de saúde uma forma de beneficiar seus funcionários e agregados. Dessa forma “foi se construindo um novo e atrativo mercado’ o mercado da saúde”, onde se tem uma enorme rede: os compradores ( clientes particulares, seguradoras, operadoras, convênios e por vezes o governo); os vendedores ( consultórios, clinicas, hospitais, centros de diagnósticos, home care, uma infinidade de prestadores no atendimento a saúde).
Nossos estudos serão direcionados para área hospitalar, que com o aumento na demanda de atendimento e com tantos novos clientes,cada um com um modelo de trabalho, um tipo contrato, uma forma de prestação de contas e uma forma de pagamentos. E cada contratante com suas particularidades e necessidades: por vezes fiscais ou políticas internas.
E como contabilizar a prestação dos serviços hospitalares? Usar a tributação com base no lucro real ou presumido? Independente da experiência