Fichamento
Gestão de qualidade
Qualidade Total
Qualidade total é identificar problemas no processo que dificultam o perfeito funcionamento, como gargalos ou anomalias. Para resolver esses problemas, a QT possui ferramentas para implantar estratégias na busca soluções e qualidade naquele setor identificado.
De acordo com Coltro (1996.p.4).
As grandes empresas se empenham na implementação de programas de qualidade total, cujos resultados não só garante a plena satisfação dos clientes como também reduzem os custos de operações, minimizando as perdas, diminuindo consideravelmente os custos com serviços externos e otimizando a utilização dos recursos existentes.
O principal objetivo é satisfazer aquele que recebe o serviço ou produto e mostrar as ferramentas que foram empregadas, as vantagens e desvantagens e as novas tendência para aquela nova área de estudo, ou seja, se o gargalo está na entrega de produtos final, deve se fazer um estudo de melhoria nesse setor satisfazendo o meu cliente e mostrar para ele o que teve de melhoria.
Existem ferramentas que podem ser utilizados para identificar os erros, segue as principais ferramentas abaixo:
1. Analise de Pareto;
2. Diagrama da Causa e Efeito ( espinha de peixe);
3. Folha de verificação;
4. PDCA.
O mais usado é o PDCA que segundo Faria (2008) “É um método aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização relacionadas às melhorias”. Segue abaixo o seguinte modelo e a sua finalidade.
1. P= Plan: planejar o que fazer.
2. D=Do: colocar em prática o que foi planejado,
3. C=Check: verificar se o que foi planejado esta sendo feito.
4. A=Action: tomar uma decisão de aquilo deu resultado ou não, se deu, padronizar para ser assim.
Com base nessas informações, as empresa além de oferecer produtos de qualidade, oferecem também a qualidade nos processos ( mão de obra qualificado, ambiente de serviço confortável, certificado pelo órgão respeitado) tudo isso é um passo a