Luciola
O trabalho a ser apresentado tem como principais objetivos o incentivo a leitura e a compreensão e interpretação de textos de escritores antigos e reconhecidos. O livro escolhido foi Lucíola, de José de Alencar. A narrativa foi de difícil compreensão para o grupo, pois se trata de um livro escrito no século XVII, sendo assim a linguagem é mais complexa. Porém a narrativa conta uma linda história de uma jovem moça chamada Lúcia, que vive do luxo e dos prazeres da vida, até conhecer Paulo, um jovem rapaz recém chegado no Rio de Janeiro. Ambos se conhecem e acabam tendo um caso. Brigas, ciúme, amor e a revelação do grande segredo da vida de Lúcia são tragos para este trabalho. Uma história muito bonita que vale a pena ser conferida.
04 Desenvolvimento
01 - Análise da Obra:
a) Dados Gerais:
- Título da Obra: Lucíola
- Nome do Autor: José Martiniano de Alencar
- Identificação da Obra: Alencar, José de, 1829-1877. Lucíola/José de Alencar - 4ª Edição – São Paulo: FTD, 1997. – (Coleção grandes leituras) – 149 páginas. Inclui biografia em datas e roteiro de leitura.
b) Narrador:
- Em que pessoa gramatical é feita a narração?
Em primeira pessoa do singular.
- Há narrador-personagem ou narrador-observador?
Narrador-personagem.
c) Enredo:
- Faça o resumo do assunto.
A obra retrata a misteriosa vida da jovem moça Lúcia, que tem a vida baseada em luxos e prazeres. Até quando o jovem Paulo chega ao Rio de Janeiro e se encanta por sua beleza. Ele é avisado por vários amigos sobre a perplexidade e os caprichos desta mulher, porém Paulo se intriga, e completamente admirado pela beleza de Lúcia, continua a vê-la, e acabam tendo um caso. O tempo passa e Lúcia, não se sentindo bem como no início de seu caso com Paulo, começa a fugir dele, mesmo o amando. Eles brigam, ocorrem ciúmes, e após uma das brigas, Paulo descobre todo seu segredo e o grande mistério de