Lucia Santaella
Lucia Santaella.
A estética das identidades nas redes sociais
Segundo Lucia Santaella, embora o conceito de redes sociais seja mais amplo do que o de redes sociais na web, foi a internet que incrementou grandemente as possibilidades de formação, desenvolvimento e multiplicação de redes sociais. A característica principal dessas redes de interação incessante está na dinamicidade e na emergência, adaptação e auto-organização características dos sistemas
Um dos pontos abordados pela pesquisadora foi a politização presente nas redes sociais. Santaella diz que, através das redes, movimentos sociais têm obtido maior amplitude para suas ideias e enfatizou que, devido ao fato de as redes sociais não serem monolíticas, permitem que haja também maior pluralidade de grupos defendo causas como direitos humanos, meio ambiente, educação, arte e cultura.
Outro aspecto considerado pela professora da PUC de São Paulo é o impacto das redes sociais nas relações de comércio. De acordo com ela, inicialmente as empresas não viam as redes sociais com bons olhos, eram tidas como ameaças. Com o passar do tempo, tornou-se necessário alterar essa perspectiva, as organizações descobriram como as redes sociais poderiam contribuir bastante no relacionamento empresa-cliente. “As redes sociais mudaram o comportamento dos usuários on e off-line e era preciso que os profissionais de marketing e publicidade mudassem radicalmente suas estratégias”, afirma a palestrante.
Sobre o futuro das redes sociais, Lúcia Santaella foi comedida. “Se o Facebook continuará a apresentar uma trajetória ascendente ou não são conjecturas sem respostas acabadas”, declarou.