Lucas
A inovação é essencial para manter a criatividade nas empresas e está em alta.
Dentre os inimigos da inovação na empresa podemos citar algumas estruturas que bloqueiam a criatividade: aquelas que são excessivamente normatizadas, rígidas, sisudos, presas a números segmentados, consesuais e precavidas demais.
A criatividade em uma empresa representa além de sua capacidade empreendedora, a conquista de terrenos de outros empreendedores, os concorrentes. Sendo assim, a criatividade tornou-se bastante importante na era pós revolução industrial, contexto em que surgiu.
Posteriormente a revolução industrial a revolução da informação e a revolução da informática provocaram o processo de segmentação do mercado trazendo como consequência a desmassificação.
A criatividade adquire um caráter diferencial já que procura no seu capital humano recursos que não podem surgir de um computador. criatividade substitui recursos ao invés de usar uma solução cara, e substituir por uma nova idéia.
Afim de minimizar características que são naturalmente conservadas de uma organização e facilitar a dinâmica inovadora existem quatro elementos que podem acrescentar a organização: a diminuição e flexibilidade das normas, sistemas permanentemente autorreavaliadores, clima de participação e diálogo, estímulo as iniciativas.
A inovação só pode acontecer se houver uma vontade firme em direção a organização.
Inovação empresarial acontece quando vem do primeiro escalão e é cooptada pelo escalão mais baixo: assim é vencida a resistência normal dos escalões do meio. Os escalões inferiores encaram as mudanças de maneira positiva porque têm pouco ou nada a perder.
Ao imaginar a organização eficiente do futuro é necessário projetar as atuais tendências no terreno das conquistas tecnológicas.
A virtualidade da estrutura e sua necessidade absoluta de eficiência deverá modificar totalmente as relações entre