geologia
Capítulo 01
Método Científico: plano de pesquisas baseado em observações metodológicas e experimentos. Acredita-se que os eventos físicos tem explicações físicas. A hipótese é submetida a comunidade científica para receber credibilidade. Teoria: hipótese que resistiu. Modelo: representação de algum fenômeni com base em um conjunto de hipóteses.
Simulações Computadorizadas: fenômenos de longa duração que nem experimentos laboratoriais nem as observações de campo podem elucidar. PRINCÍPIO DO UNIFORMITARISMO: “O presente é a chave para o passado” (James Huton) – Os atuais processos geológicos também ocorreram de forma muito semlehantes ao longo do tempo geológico.
Eventos geológicos podem ser rápidos (bólido pode escavar uma cratera em segundos, explosões vulcânicas) ou lentos (migração de continentes, montanhas serem soerguidas ou eroditas).
A longa evolução da Terra é pontuada por muitos eventos extremos, ainda que infrequentes, envolvendo mudanças rápidas no sistema Terra.
A Origem do nosso Sistema Planetário
Big Ban: explosão cósmica (13 ̷ 14 bilhões de anos atrás) > Antes: toda a matéria e energia estavam concentradas em um único ponto.
O Universo continua a se expandir e a se dividir para formar galáxias e estrelas.
+- 4,5 bilhões de anos: Formou-se o nosso sistema solar: Sol e Estrelas
Hipótese da Nebulosa
Uma nebulosa difusa, grosseiramene esférica e em lenta contração começa a se contrair. Como resultado da contração e rotação, um disco achatado, girando rapidamente, forma-se com matéria concentrada em seu centro, que se transformará no proto-sol. O disco envolvido por gás e poeira forma grãos que colidem e se agregam em pequenos blocos ou planetesimais. Os planetas terretres forma-se a partir de múltiplas colisões e acresciemnto de planetesimais ocasionados pela atração gravitacional. Os planetas gigantes exteriores aumentaram por acrescimento de gás.
Formação do Sol
Atração da gravidade, a matéria concentrou-se no centro