Lubrificantes Pastosos
As graxas, pastas e ceras lubrificantes pertencem ao grupo dos lubrificantes pastosos. São lubrificantes para proteger as superfícies, conduzir eletricidade e repelir substâncias estranhas.
As Ceras lubrificantes são obtidas a partir de hidrocarbonetos de elevado peso molecular. São usadas preferencialmente na lubrificação parcial ou limite a baixas velocidades de deslizamento.
As Pastas lubrificantes contém um elevado percentual de lubrificantes sólidos. São usados em regime de lubrificação parcial e limite, especialmente em ajustes com folgas, deslizes ou com interferência.
Pastas Lubrificantes
As pastas lubrificantes contém um óleo base (mineral ou sintético), aditivo e lubrificante sólidos.
Conforme sua composição as pastas lubrificantes são resistentes à água, vapor d’água e apresentam boas propriedades anticorrosivas.
As pastas lubrificantes são indicadas para temperaturas de até 1200ºC.
Figura XX – Pasta Lubrificante
(Fonte: CEC, 2015)
Podem ser classificadas segundo: o tipo de lubrificante sólido bissulfeto de molibdênio, grafita, metais, politetrafluoretileno (PTFE) e outros materiais plásticos; do óleo base (Óleo mineral ou sintético e suas misturas); do campo de aplicação (pasta de lubrificação e montagem, pasta para altas temperaturas, pasta condutora de eletricidades); e através de propriedades específicas (Cor, comportamento a altas pressões, etc.).
Conforme o tipo de pasta, o óleo lubrificante base e o lubrificante sólido devem cumprir seguintes funções:
• Pasta de lubrificação e montagem: O lubrificante sólido deve melhorar o comportamento lubrificante do óleo base;
• Pastas para altas temperaturas: O óleo tem a função de distribuir o lubrificante sólido no ponto de atrito. A uma temperatura superior a 160/200 o óleo base se evapora sem deixar resíduos, de maneira que se forma uma película lubrificante uniforme sobre o ponto de atrito.
• Pastas condutoras: Os componentes dos lubrificantes sólidos presentes nas