TRABALHO MECANICA
Os lubrificantes são substancias utilizadas para reduzir o ruído, o calor e o desgaste, aumentando a vida útil dos componentes móveis de maquinas e dispositivos, tanto líquidos, pastosos, sólidos e gasosos. Avaliando a variação da velocidade de vazão por meio da alteração da área na tubulação. CLASSIFICAÇÃO QUANTO À ORIGEM
Os lubrificantes são classificados, de acordo com seu estado físico, sendo em líquido, pastoso, sólido ou gasoso. As origens desses lubrificantes são: animal, vegetal, mineral e sintético.
Animal: Vem da gordura animal e de óleos retirados do fígado de alguns animais
Vegetal: Gordura de plantas e alimentos como amendoim
Mineral: Petróleo
Sintéticos: Obtidos através de laboratório. LUBRIFICANTES GASOSOS
São empregados em casos especiais, quando não é possível a aplicação dos tipos convencionais. São normalmente usados o ar, o nitrogênio e os gases halogêneos. Sua aplicação é restrita, devido à vedação exigida e às elevadas pressões necessárias para mantê-los entre as superfícies. CONCLUSÃO
Neste trabalho conclui-se a importância do lubrificante e a lubrificação, em vários aspectos do nosso dia-a-dia, pois o utilizamos constantemente, sendo assim precisa se atentar a variedade imensa que se tem em aspectos e classificações.
Enfim, é necessário conhecer um produto antes de aplicá-lo, seja de maneira industrial ou doméstica “automóvel”, no qual processos são processos simples, mas que se não forem bem sucedidos podem gerar um grande transtorno. Com isso é dever sempre avaliar a classificação do produto, somente assim, não ocorrerá problemas posteriores, garantindo a qualidade, destinação e características do lubrificante.
Bibliografia:
http://www.abraman.org.br/docs/apostilas http://www.mma.gov.br/port/conama http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/
http://qnint.sbq.org.br/