TRABALHO DE MECÂNICA
DE MECÂNICA GERAL
PROF: JÚLIO NEVES
ALUNA: DENISE ANDRADE PEREIRA
MATRÍCULA: 2012013641
SISTEMA DE FORÇA TRIDIMENSIONAL
Em qualquer teoria científica, e em mecânica em particular, é necessário começar com certos conceitos primitivos. Dois dos conceitos mais básicos são espaço e tempo. No nosso estudo inicial do estudo da ciência do movimento, mecânica vamos supor que o espaço físico das experiências comuns e descrito adequadamente pelo espaço matemático tridimensional da geometria euclidiana.
E em relação ao conceito de tempo, vamos supor que uma sequência ordenada de acontecimentos pode ser medida numa escala de tempo absoluta e uniforme. Vamos supor ainda que o espaço e tempo são entidades distintas e independentes.
Para definir a posição de um corpo no espaço é necessário ter um sistema de referência. Em mecânica, usamos um sistema de coordenadas. O tipo básico de sistema de coordenadas que satisfaz aos nossos propósitos é o Sistema de Coordenadas Cartesianas ou retangulares, um conjunto de três linhas retas ou eixos mutuamente perpendiculares. Especificaremos a posição de um ponto em tal sistema através de três números ou coordenadas, x, y, e z. As coordenadas de um ponto móvel mudam com o tempo, isto é, elas são funções da quantidade t medida na nossa escala de tempo.
MOMENTO DE UMA FORÇA
Momento de uma força, também conhecido como torque, é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que ele gire.
Quando temos um corpo sujeito à ação de forças de resultante não nula, o corpo pode adquirir tanto movimento de rotação quanto movimento de translação, isso ocorrendo ao mesmo tempo. Sendo assim, podemos definir o momento de uma força como sendo uma grandeza associada ao fato de uma força fazer com que um corpo (ou objeto) gire.
Quando um objeto está sujeito à ação de duas forças e aleatoriamente escolhemos um ponto P na figura é o chamamos de pólo, definimos momento de uma força em relação a um ponto