Relat Rio 3
Na prática presente, objetivou-se verificar a atividade da enzima amilase sobre seu substrato, o amido. Também, verificou-se como os fatores de concentração de substrato, concentração, pH e temperatura atuam sobre a velocidade da reação da enzima amilase. Foram feitos dois procedimentos, dos quais verificou-se a atividade da amilase pancreática e salivar, respectivamente.
A enzima amilase salivar está presente na saliva. Em condições específicas de pH 6.8 e temperatura 37o C, catalisa a o polissacarídeo amido. A hidrólise do amido é considerada parcial e os produtos resultantes são uma mistura de moléculas de glicose, maltose e dextrina limite. (BERNARDES, 2012)
A ação da amilase salivar começa durante a mastigação e continua até que o alimento no estômago esteja misturado com o ácido gástrico, que inativa a enzima. Depois que a amilase salivar é inativada pelo ácido gástrico com o pH em torno de 4,0, não haverá no estômago nenhum processamento adicional dos carboidratos. Dez minutos após penetrar no duodeno, o amido é quase completamente transformado. (MORIEL et al, 2010)
1 MATERIAIS E MÉTODOS
No dia 01 de Outubro de 2014, os alunos do curso de biomedicina, cursando a disciplina de Bioquímica I, se dirigiram ao