Tubula O Velha Causa Desperd Cio De Gua Em SP
1068 palavras
5 páginas
Tubulação velha causa desperdício de água em SPMetade da rede subterrânea em regiões centrais da cidade tem mais de 30 anos de uso. Sabesp perde 31,2% da água produzida por causa de vazamentos
O envelhecimento da tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atinge metade da rede de distribuição de água em áreas centrais da capital paulista. Levantamento feito pela empresa revela que 51% do sistema de abastecimento que atende bairros como Perdizes (Zona Oeste), Moema (Zona Sul), Tatuapé (Zona Leste) e Sé (Centro) tem mais de trinta anos de uso, o que aumenta os casos de vazamento - o maior vilão do desperdício segundo a própria Sabesp.
Em 2013, a empresa perdeu 31,2% de toda a água produzida entre a estação de tratamento e a caixa d'água dos consumidores. O índice representa cerca de 950 bilhões de litros - quantidade equivalente a quase todo o "volume útil" do Sistema Cantareira, que tem capacidade para 981 bilhões de litros. Segundo a Sabesp, 66% das perdas são provocadas por vazamentos ou transbordamentos de reservatórios. O Sistema Cantareira bate diariamente recordes negativos de nível de água, o que levou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) a estipular multa de 30% na conta, a partir de maio, para quem gastar 20% mais água em São Paulo.
Sistema Cantareira bate novo recorde negativo após dez dias de estabilidade
Sabesp admite possibilidade de racionamento de água ainda este ano
"O envelhecimento das tubulações, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, é um dos principais motivos das perdas físicas (vazamentos) da Sabesp", informa a companhia em documento enviado em março à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) durante o processo de negociação da revisão tarifária. O órgão autorizou o reajuste de 5,4% na conta de água a partir do mês que vem, mas a concessionária informou que vai aplicá-lo em "data oportuna" até dezembro.
Segundo a Sabesp, 17% da rede têm mais de quarenta anos e